SERVIÇOS
PROJETO DE ARQUITETURA
Quer construir, ampliar ou fazer uma reabilitação?
No nosso gabinete cada projeto tem a sua identidade de acordo com as necessidades de cada cliente e trabalhamos para responder da melhor forma às suas espectativas.
Em todos os trabalhos pretendemos criar uma relação de proximidade com o cliente de forma a deixá-lo confortável em todos os passos, de maneira a tonar possível a realização do seu sonho.
Num primeiro momento, através de uma primeira reunião, iremos conhece-lo melhor em relação ao seu estilo de vida e aos seus objetivos e, nesta fase, o cliente define um programa. Nesta etapa é importante que o cliente clarifique a sua intenção estética e, no caso de uma habitação, exponha as suas necessidades, o número de quartos e outros compartimentos que considere necessários. Neste momento, é também pertinente abordar o tema orçamental. Por último, é elaborado uma proposta de honorários tendo em conta toda a informação recolhida que, após aprovada, irá dar início às seguintes fases do projeto.
FASE 1: ESTUDO PRÉVIO
Esta é a fase inicial do desenvolvimento do conceito, onde as ideias, vontades e necessidades do cliente são trasnportadas e aplicadas ao desenho do projeto de arquitetura.
Nesta fase são apresentados desenhos rigorosos em termos de dimensões, mas numa escala ainda sem grande detalhe que ajudam o cliente a compreender melhor o seu projeto. Nesta altura é apresentado a disposição geral do espaço e algumas imagens de referências para ajudar o cliente a entender o pretendido pelo arquiteto. No entanto, é preciso ter em conta que estes desenhos não são suficientes para a fase de obra.
FASE 2: LICENCIAMENTO DO PROJETO
De acordo com o tipo de projeto, este vai necessitar de licenciamento das entidades competentes.
Nesta fase são realizados desenhos com uma escala mais detalha que o Estudo Prévio que irão definir o projeto final. Nesta etapa são também executados uma série de elementos desenhados e escritos necessários legalmente para o correto licenciamento na Câmara Municipal correspondente.
FASE 3: PROJETO DE EXECUÇÃO
Esta é uma das fases mais importantes de qualquer projeto.
Após delineado o projeto final de arquitetura é preciso detalha-lo. Isto é realizado através de pormenores de materiais, pormenores construtivos, mapas de acabamentos e mapas de vãos. Esta etapa fornece todos os detalhes relativos à boa execução de todos os trabalhos e é fundamental para as fases seguintes de medições, pedidos de orçamentos e de obra sejam bem realizadas.
FASE 4: MEDIÇÕES E MAPA DE TRABALHOS PARA OBRA
Após todos os detalhes e materiais serem efectuados é necessário ter uma ideia relativa aos custos da obra tendo em conta o mercado da altura.
Através de todos os elementos realizados na fase anterior é efectuado uma medição do projeto e o seu consequente mapa de trabalhos de obra. O documento gerado nesta etapa é importante para ajudá-lo a comparar propostas orçamentais de vários empreiteiros tendo sempre um base idêntica.
FASE 5: ACOMPANHAMENTO DE OBRA
De maneira a garantir que o resultado final de obra corresponde ao projetado inicialmente, é importante o acompanhamento de obra periódico por parte do arquiteto.
Durante esta fase é prestado apoio técnico e é esclarecida qualquer dúvida relativa ao projeto por parte da empresa responsável pela obra.
FASE 2: LICENCIAMENTO DO PROJETO
Double click to change this paragraph text. This is not a Lorem Ipsum text, but we still want to keep it long, blah-blah-blah, is it long yet? Oh it's enough, double click to edit :)
PROJETO DE ESPECIALIDADES
Para além do projeto de arquitetura, os projeto de especialidades são obrigatórios de muito importantes para que o seu objetivo final se concretize.
Normalmente estes projetos apresentam-se após a aprovação camarária do Projeto de Arquitetura e contemplam as seguintes especialidades:
- Estabilidade, Escavaçõ e Conteção Periférica;
- Alimentção e Distribuição de Energia Eléctrica;
- Instalação de Gás;
- Abastecimento de Água;
- Drenagem de Águas Residuais;
- Drenagem de Águas Pluviais;
- Arranjos Exteriores;
- Instalações Telefónicas e Telecomunicações;
- Estudo do Comportamento Térmico;
- Estudo do Comportamento Acústico;
- Segurança Contra Incêndios em Edifícios;
- Instalações Electromecânicas;
- Projeto de Ventilação e Exaustão de Fumos;
- Instalações Mecânicas de Climatização.
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E ARQUITETÓNICO
Quer inicar um projeto mas não sabe qual a área do seu terreno?
Quer realizar um projeto de alterações num terreno que apresenta uma construção mas não tem a informação técnica do que lá existe?
Quer confirmar ou realizar correções da área do seu terreno?
O primeiro passo antes de iniciar o projeto de arquitetura é realizar um levantamento topográfico e arquitetónico.
Esta etapa é importante para que todos os projetos posteriores sejam realizados numa base correta e rigorosa.
Este tipo de desenhos e imagens dão a informação sobre a orografia do terreno e, no caso de já haver uma construção, acresce a informação rigorosa relativa ao edifício existente. Com estes detalhes relativos ao terreno e/ou à construção, terá uma base sólida para iniciar a fase dos projetos.
PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES
Pretende mudar o inteior da sua casa, mas não sabe os passos necessáios a seguir?
Quer remodelar algum compartimento da sua habitação?
Este atelier realiza projetos de alterações de interiores, de acordo com as necessidades dos clientes.
Após uma primeira reunião, onde iremos conhece-lo melhor e onde nos transmite os seus objetivos, define o programa e o orçamento disponível, é desenvolvida uma proposta de honorários que, após aprovada, dará inicio às seguintes etapas do projeto.
Depois de encontrado o layout final da intervenção são realizadas imagens virtuais do espaço para uma maior aproximação da realidade e esclarecimento de detalhes finais.
Após os melhoramentos finais necessários, tal como acontece com o projeto de arquitetura, o projeto de arquitetura de interiores segue as seguintes fases:
Fase 3: Projeto de Execução
Fase 4: Medições e Mapa de Trabalhos
Fase 5: Acompanhamento de Obra
VISUALIZAÇÕES VIRTUAIS
As visualizações virtuais representam uma grande ajuda para a compreensão do projeto desenvolvido.
Com a modelação 3D o cliente consegue ter uma ideia muito aproximada do seu projeto de arquitetura, do design de interiores ou até de uma peça de mobiliário.
Esta é uma ferramenta que facilita a comunicação entre o arquiteto e o cliente, sendo uma maneira mais fácil de explicar e discutir determinados pormenores que nos desenhos 2D são mais difíceis de aclarar, como os materiais, as formas, a luz, a iluminação artificial, as sombras ou, até mesmo, a relação com o exterior.
CONSULTORIA EM ARQUITETURA
Quer fazer alterações na sua casa mas precisa saber quais as opções legais e passos a dar?
Precisa de apoio técnica para perceber a viabilidade e capacidade construtiva para o seu terreno ou para a ampliaçõ da sua casa?
A Consultoria em Arquitetura tem como objetivo ajudá-lo a orientar-se de acordo com as suas necessidades, dando-lhe conselhos profissionais que o ajudam a entender a viabilidade do seu terreno ou projeto e quais as etapas seguintes para que siga em frente com confiança e conhecimento, sem complicações futuras.
Este serviço acaba por esclarecer todas as dúvidas do cliente, apresentar o enquadramento legal e reunir um conjunto de conselhos profissionais para que saiba a nível legal qual o melhor caminho a seguir.
Dentro deste tipo de serviço realizamos:
- Visitas ao local de intervenção;
- Reuniões técnicas camarárias;
- Estudos de viabilidades construtivas;
- Enquadramento na legislação aplicável.
PROJETO DE LEGALIZAÇÃO
Quando tem um imóvel que não se encontra legalizado pelos mais diversos motivos, tais como ausência de documentos ou obras clandestinas e ampliações não declaradas, e pretende regularizar a sua situação, é necessário iniciar um processo de legalização do imóvel.
Nesse sentido, quando legalmente possível, são elaborados projetos de arquitetura e especialidades para fins de legalização e obtenção de licença de habitação para construções existentes, mediante a apresentação de documentos e desenhos nas câmaras municipais e outras entidades de maneira a repor a legalidade do imóvel.